sexta-feira, 27 de abril de 2012

Brincando com abelhas .. Cap final !

Capítulo final.

Já não existem abelhas no núcleo, embora três delas ainda se encontrem vivas.
Não foi detetada nenhuma doença oportunista, a morte da colónia acontece por não haver substituição de efetivos, não havia rainha para poder dar continuidade a esta pequena colónia.

A falta de rainha levou que depois da tentativa falhada da criação de uma realeira, esta colónia tenha assumido um comportamento algo apático, embora o clima não tenha ajudado, sempre foi notada uma passividade, uma falta de objetivos que pudessem ser um estímulo para trabalhar sobretudo a partir da altura em que toda a criação foi celada

Valha a verdade tiveram tudo contra elas, desde o clima até ao abuso humano, acho que lhes aconteceu de tudo.

Tentando tirar conclusões desta experiência, nunca ficaram na condição de "zanganeiras", talvez por falta de alimento, da criação inicial, uma parte dela morreu, provavelmente devido ao frio do primeiro "acidente".

Ficou algum pólen acumulado de reserva e uma réstia de mel nos alvéolos


Fim

domingo, 8 de abril de 2012

Brincando com abelhas .. Cap VIII

O tempo que felizmente se fez sentir nas últimas duas semanas inviabilizou a introdução de uma mestra nesta colónia.

A maior parte de criação emergente morreu provavelmente devido ao terem estado expostas ao frio e por não haver abelhas suficientes para manter a temperatura, infelizmente a estupidez de alguns, levou provavelmente a este desfecho.


As poucas abelhas que se encontram no núcleo,  não estão a trabalhar embora já exista muita floração, não têm reservas de mel, têm alguma reserva de pólen.

O seu aspeto debilitado pode ser provocado pela falta de alimento, ou porque começam a sofrer de alguma doença oportunista devido ao estado geral de fraqueza da colónia.

Foi fornecido mais xarope de açúcar agora no sentido de tentar perceber quando se vão tornar zanganeiras, ou seja quando e se alguma das obreiras vai iniciar a postura numa ultima tentativa de salvação da colónia

domingo, 1 de abril de 2012

Brincando com abelhas .. Cap VII

15 dias passados e com um segundo desastre pelo meio, as abelhas desta minicolónia continuam a dar mostras de querer vencer as dificuldades.

A chuva chegou finalmente, tem chovido nos ùltimos 4 dias e não tenho podido fazer visitas regulares para poder controlar o que vai acontecendo.

Desta vez foi a curiosidade de alguém que pensou que dentro daquela caixa estaria talvez um pote com barras de ouro, então abriram o núcleo onde está instalada a colónia e provávelmente ao verem que eram abelhas ou por terem sido atacados por elas, deixaram-no aberto ao frio e á chuva; Não sei quantos dias terá estado aberto. Desde a passada terça feira que lá não ía.


Encontramos as abelhas todas juntas, cheias de fome e de frio, penso que o pouco mel que exista terá sido levado pela chuva e o restante consumido para tentarem manter a temperatura que na altura da visita estava abaixo de 15º.


Começaram a nascer as primeiras abelhas.

Adicionamos mais xarope de açúcar pois o que existia era apenas água da chuva.