quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Vespa velutina (asiática)

Infelizmente o motivo que me faz vir aqui hoje é da maior gravidade.

Por constatação pessoal tenho de informar que a vespa velutina já se encontra no litoral alentejano, mais concretamente na zona do Cercal do Alentejo.

Confirmei por visualização pessoal uma delas cercando colmeias.

Diz o dono do apiário que já há vários dias tem vindo a verificar a presença destes "vespões" que nunca tinha visto por lá.

Esta informação reveste-se da maior gravidade visto que todos os relatos de avistamentos de certa forma estavam confinados ao norte de Portugal e sobretudo à zona de Viana do castelo.

Resta a quem começar a sofrer desta praga que tente localizar os ninhos e informar a Proteção Civil da localização dos mesmos.


Felizmente esta informação que aqui prestei foi errada, esta informação era fruto de um avistamento e quando foram feitas capturas verificou-se que era !

Depois de algumas capturas a vespa em causa não era a Velutina mas sim a Crabro.

A vespa Crabro é autóctone e a abelha melífera sabe conviver com ela coisa que acontece penso que há milhares de anos.

No entanto e em caso de qualquer duvida sobre a identificação de alguma vespa capturada, peço que sejam tiradas fotos da mesma e que as enviem para este email. Para melhor referência, porque muitas vezes pela foto não se consegue perceber dimensões, coloquem uma moeda ao lado da vespa porque assim já dá pontos de referência.

4 comentários:

  1. No concelho de Esposende já foram avistados alguns ninhos, sobretudo em árvores com uma altura considerável.
    Nas minhas poucas colmeias instalei armadilhas com isco como prescrito por apicultores e pela APIMIL e elas têm apanhado as ditas vespas de modo eficaz. Somente troquei a groselha por concentrado muito doce de frutos tropicais e elas aderiram bem.
    http://apimil.blogspot.pt/
    http://www.youtube.com/watch?v=HwkbMxRVfqE
    http://www.youtube.com/watch?v=XERtar0yS4c

    ResponderEliminar
  2. acabem com os transgénicos, com o milho transgénico no alentejo e as vespas desaparecerão! Enquanto isso não acontecer, vão ter vespas muito pior do que essas até que o equilíbrio do ecossistema seja reposto novamente!

    ResponderEliminar
  3. Ok , ontem constatei pessoalmente variadas vespas que me pareciam as asiaticas , devido ao tamanho,(pois estavam a comer cada das 4 um figo cada uma, e ate assusta o tamanho e o som quando passam por cima das nossas cabeças ) nao consegui tirar fotos pois nao tinha maquina fotografica. Local Alentejo - Vale de Bordalo - Conselho do Crato.

    ResponderEliminar
  4. Não há nenhuma informação da vespa velutina se ter instalado no alentejo, provavelmente o que viu e até pelo tamanho que descreve, seriam vespas Crabro que são maiores que as velutinas

    ResponderEliminar