quinta-feira, 31 de maio de 2012

Problemas com mestras ...

Um ou dois dias antes de se ter iniciado o periodo anormal de chuvas fora de época que esta primavera nos proporcionou, encontrei numa colmeia "vazia" e que me preparava para limpar para usar em desdobramentos, uma pequena garfa (para quem não está familiarizado com a terminologia, garfa é um pequeno enxame) que se tinha instalado dentro dessa colmeia e até já tinha criado um favo já com alguma dimensão.

(o resto das fotos não tem qualidade, nesta pode ver-se que embora não picando uma mestra tenta usar o aparelho bucal para morder)

Reparei, tanto pela experiência como pelo aspeto, que a rainha que acompanhava essa garfa não estaria provávelmente fecundada, tinha um aspeto de rainha virgem, algo nervosa, aspeto mais esguio, até uns milimetros mais pequena, o enxame era uma pequena garfa indicando que seria uma enxameação secundária, enfim aquelas coisas que a experiência nos vai ensinando.

Reparei também que na altura não havia nenhuma postura no favo que entretanto tinham puxado e que já poderia ter sido usado pela rainha para depositar a sua futura geração. Nada.

Entretanto, alimentei essa pequena garfa, que a alimentação na natureza escasseava, elas próprias tinham armazenado uma quantidade mínima de mel nesse favo que tinham puxado e fui controlando o seu desenvolvimento.

Até hoje, apenas existiu meia duzia de larvas de zangão dessa rainha, foi durante esse tempo fornecido um quadro com criação para tentar ajudar esse enxame, e nada resultou. A rainha tinha (digo tinha porque já não está entre os seres vivos) um bom aspeto, no entanto e provávelmente pelos dias que se seguiram e quando necessitava de ter sido fecundada, não o pode fazer pelo situação climática que se fez sentir.


Hoje procedi á sua captura, forneci a esse enxame uma quadro com alveolo real prestes a nascer, tendo tido o cuidado de préviamente equilibrar os cheiros dentro da colonia, borrinfando todas as abelhas presentes com uma solução açúcarada e com cheiro ativo, no sentido de se aceitarem tanto o quadro que contém o alveolo como algumas abelhas novas que o acompanharam.

Veremos o que vai acontecer.

A mestra morreu em poucos segundos dentro do congelador do frigorifico, isto deu para pensar no que acontece à criação quando abrimos uma colmeia num dia muito frio ...

3 comentários:

  1. Parece que foi um desperdicio de abelhas. Essa rainha logo morta e ter dado de uma so vez os 2 quadros de cria (um com ovos outro operculado) e certamente teria agora um enxame ja bonito. Rainhas duvidosas nao devem gerar duvidas, devem ser logo eliminadas :)

    Abelhasdoagreste

    ResponderEliminar
  2. è uma opinião, eu optei por lhe dar oportunidade, depois ela (a raínha) também teve azar com o clima que se fez sentir nos dias seguintes (isto também teria de certa forma inviabilizdo uma nova raínha). Agora tudo parece estar bem encaminhado, esperemos pela explosão do girasol !!!

    ResponderEliminar
  3. Para mim há uma vantagem em aproveitar uma rainha de proveniência desconhecida, a de aumentar (eventualmente...) a diversidade genética do nosso apiário.
    Este ano, não sei bem porquê, aconteceu-me muito essa situação descrita no texto, de rainhas aparentemente mal fecundadas.
    Espero que esteja mesmo relacionado com o tempo que fez...

    ResponderEliminar