quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Decisões

     Mais um ano apicola está prestes a terminar, eu pelo menos assim o considero, porque tal como as restantes actividades agricolas, o objectivo é a produção, a recolha e no caso da apicultura penso que a maioria dos apicultores ja terá feito a sua cresta, ou aqueles que se situam em zonas que o permitam, eventualmente aguardam pelo fim das ultimas florações para recolherem o resto da produção.

     No meu caso, este ano e se nada de anormal se passar já não vou retirar mais mel, no entanto outro problema agora se começa a colocar. 

     As colmeias estão super povoadas, existe um excesso de população que se não existir intervenção humana pode acabar em enxameação, e isso é um fenómeno que nenhum apicultor, deseja porque no mínimo lhe reduz a "capacidade laboral" qual linha de montagem que de repente se vê privada dos operarios.

     Claro que as minhas mestras têem uma asa cortada já precavendo a hipótese de resolverem mudar de "casa", assim estando impossibilitadas de voar não podem ir longe o que leva no caso de enxameação a que a mesma caia logo em frente da colmeia e que as abelhas que a acompanhavam sejam forçadas a mudar de ideias e a voltar para a colmeia, apenas o processo de enxameação foi iniciado, há novas mestras para nascer ou mesmo já nascidas e o mais provável é que as abelhas tornem a tentar enxamear.

     O que fazer ?

    Dividir o enxame, criando assim um novo núcleo, no sentido de diminuir a população?. É uma hipótese, provávelmente a mais sensata, pudesse eu adivinhar o tempo que aí vem, corro o risco de ficar sem mestra na colmeia, corro o risco de no novo núcleo elas não serem capazes, por variados factores, de não conseguirem produzir uma nova mestra, corro mesmo o risco de essa nova mestra não consguir fecundar-se até pela normal diminuição de zangãos, corro o risco de perder o núcleo devido a tempo adverso ou até mesmo á incapacidade da mestra em criar ou manter uma população que lhe permita atravessar o outono e inverno sem problemas.

     Posto isto, de facto o que posso ou devo fazer ?

     Ponderando os riscos atrás enunciados, houve alguns que antecipei, ou seja, não corro o risco de não conseguir uma mestra fecundada, pois atempadamente produzi as minhas mestras antecipando estas situações, esta opção que tomei há três semanas atrás permitiu que hoje eu tenha mestras prontas a ser introduzidas num núcleo ou

Flor de eucalipto

 mesmo numa colmeia em que a mestra por qualquer razão tenha de ser substituida ou tenha mesmo morrido. O único factor que posso tentar prever mas que continua incontrolável é o tempo que vai fazer, se for de feição eu não tenho que alimentar os núcleos, se não for, lá terei que fazer mais visitas ao apiário nos dias de outono e inverno para as alimentar, ou pelo menos até começar a floração do eucalipto.

    Isto é o que eu vou fazer nos próximos dias com as minhas abelhas.

Apialentejo

Sem comentários:

Enviar um comentário