quinta-feira, 8 de março de 2012

Alimentar as abelhas ...

A presente situação climatérica está a fazer com que a maioria dos criadores de abelhas se vejam nesta altura, o ponto alto de todo o ano apícola, confrontados com a necessidade de alimentar as suas colmeias com abelhas.

Coloca-se então a questão, alimentar com o quê?

Diz-nos a tradição e até a maioria dos manuais de criação de abelhas, que o alimento de eleição deve ser o mel, e faz todo o sentido, afinal é o alimento que as abelhas guardam, até com a própria vida, para se perpetuarem no tempo como seres individuais e perpetuarem até a sua viabilidade como sociedade organizada.

Mas será que o mel é de facto é o melhor alimento que se pode fornecer às abelhas?

Em princípio tudo indica que sim no entanto quem pode garantir que o mel que está a fornecer às suas abelhas não está de alguma forma contaminado?

O mel, como produto natural, se para o ser humano até tem propriedades antibacterianas já para as abelhas não será a mesma coisa. O mel não é fervido, não é pasteurizado, o mel não sofre nenhum tratamento que de alguma forma o deixe isento de bactérias, e como não podemos garantir isto, podemos de alguma forma estar a contaminar as nossas abelhas com alguma doença que elas não tinham. Loqueis são transmitidas pelo mel. A forma mais comum de as abelhas transportarem para a sua colonia as doenças de outras colonias é através da pilhagem como é sabido.

Então devemos continuar a alimentar com mel ou até deixar passar a ideia que o melhor alimento é o mel?

Pessoalmente acho que não, se tivermos necessidade de alimentar, devemos fazê-lo com ou alimentos específicos para alimentação de abelhas ou então e na sua forma mais simples e talvez a mais eficaz, através de xarope de açúcar, desta forma tem a garantia que pelo menos não está a transportar para as suas colmeias as doenças de outras colmeias.  

Sem comentários:

Enviar um comentário