segunda-feira, 19 de março de 2012

Brincando com abelhas .. Cap II

Continuação ...

Tinha programado que a próxima visita a esta experiência seria no prazo de 4 dias ou que seria deste relato a 48 horas, no entanto porque tive de ir perto deste apiário não resisti á tentação de ir ver como as coisas estavam a correr.

E posso dizer que fiquei contente com o que vi, mais uma vez fiquei maravilhado com a capacidade que as abelhas têm para resolver situações adversas.


Como no início desta experiência tinha descrito este punhado de abelhas era composto sobretudo de abelhas novas. É sabido que durante a sua vida as abelhas vão desempenhando diferentes tarefas, que vão desde o tratamento da criação, fase da vida que se designa por "nutriz", evoliundo depois para "guardas" e terminando a sua vida como "campeiras" ou "coletoras". Sabemos também que podem saltar fases da vida consoante as necessidades do coletivo.

A esta colónia, são colocados vários problemas. Não têm uma mestra para tratarem, logo a fase de ama da raínha não se coloca, não têm criação a nascer, ainda, para que se ocupem da limpeza das células que vão ficando vazias, têm alguma criação para cuidar e não têm abelhas campeiras, para ir lá para fora coletar alimento.


Foi observado que o alimento fornecido, mel e xarope de açúcar estava a ser consumido a bom ritmo e que já se viam algumas reservas nos favos.


Foi observado que a criação continuava a ser bem alimentada e cuidada e que algumas células com criação que tinham ficado danificadas foram reparadas para que o desenvolvimento da larva e da pupa pudesse continuar.


Foi observada a criação de uma célula real, acho que estão a criar duas, mas como não quis perturbar não fui verificar com mais precisão se de facto estão a fazer duas se apenas uma.
Por último e das observações fundamentais, vi estarem a chegar algumas abelhas com pólen e provávelmente néctar.


Vi hoje também a primeira flôr de esteva deste ano, já a ser visitada por uma abelha por acaso deste pequeníssimo núcleo, pois vi que ela voou para a sua cólonia e vi que entrou na mesma




Continua ...

2 comentários:

  1. Boas,

    É muito pouca abelhas para uma tarefa que requer muita atenção e alimentação, a criação de uma mestra.
    Há também uma notavel falta de polen no quadros que apresenta para que as larvas possam ser alimentadas convenientemente, embora, a partir do momento que essa pouca criação esteja operculada, as abelhas existentes começam também a iniciar a recolha de algum.
    Vai requerer da sua parte muita atenção e cuidado.
    Espero sinceramente que corra bem a sua experiencia.

    Saudações apicolas,

    ResponderEliminar
  2. Mas é por isso mesmo que é uma experiencia :)

    Obrigado pelo comentário

    ResponderEliminar