quarta-feira, 16 de maio de 2012

Reciclando

     Nos últimos tempos comecei a ver à porta das mercearias, algumas caixas de madeira, onde normalmente são distribuídos legumes e frutas, e que segundo os lojistas logo que entregues nas referidas lojas devem ser esvaziadas e colocadas fora das lojas, para cumprimento da lei em vigor.

     Essas caixas, depois de esvaziadas deixam de ter qualquer interesse tanto para o distribuidor que não as pode tornar a usar, mais a mais encarecia-lhe os custos pois teria de arranjar forma de as recolher e poder armazenar, nem para o dono da loja, pois assim que esvaziadas, têm de ser retiradas da loja sendo e acabando no lixo.

     Essas caixas, feitas em madeira de pinho, normalmente em bom ou muito bom estado e de tamanhos normalizados, não tendo interesse qualquer outro interesse, começaram no entanto a despertar a minha curiosidade de forma a poder dar-lhe alguma utilização porque afinal tinha ali um recurso muito útil e sobretudo muito barato !!!



     Depois de ter falado com o dono da loja e ter tido de imediato o seu consentimento, sim porque convém pedir até porque por mais não seja, fica bem, recolhi duas ou três e verifiquei que a normalização das mesmas, mesmo que de fabricantes diferentes, era muito útil, porque assim fosse qual fosse o projeto a matéria prima teria sempre a mesma forma permitindo que depois projetada qualquer utilização, se ficasse interessante o resultado final, seria apenas de ir repetindo o que entretanto tivesse fabricado.


     Comecei por desmanchar uma delas, coisa que não foi difícil, pois em cinco minutos estava feito e o resultado foi o que se vê na foto.



     A primeira coisa que de imediato vi aplicação foi no fundo da própria caixa pois, basta apenas corta-lo á medida de uma colmeia normal e o problema da substituição dos fundos das colmeias, começava a ter material de reserva para poder ser executado quando necessário.


     A madeira tem 5mm, é um pouco fina para isolar no inverno, no entanto o facto de ser madeira tem por exemplo a vantagem de poder ser desinfetada por maçarico coisa que os mininúcleos de esferovite não podem ser. Ao constatar isto resolvi então que a primeira aplicação seria tentar fabricar estes mininúcleos para fecundação de rainhas.



Continua ....

Sem comentários:

Enviar um comentário