sábado, 27 de agosto de 2011

Abelhas, vespas e picadelas ...

Muitos têem sido os pedidos que me têem chegado para retirar um enxame de abelhas ou porque picaram alguém ou apenas porque as pessoas nas proximidades ou no caminho têem medo e preferem vê-las longe, e que depois no local venho a verificar que afinal não se tratam de abelhas mas sim de vespas.

Também a própria comunicação social tem feito algum alarme social, normalmente infundado sobre pessoas que têem sido picadas por abelhas, descrevendo o acontecimento muitas vezes da pior forma, caracterizando-o de ataque, deixando em quem os lê ou vê e ouve, quase a sensação que falamos de um grupo terrorista fundamentalista e não lhe chamo martir porque de facto as abelhas, que faço notar que as abelhas não são vespas, quando picam, fazem-no apenas uma vez e morrem de seguida, qual martir suicida :)

Infelizmente e sem medir as consequências de tais comentários ou noticias, não que se deva esconder seja que notícia for, mas criar uma imagem de pânico na sociedade quando se avista uma abelha ou uma vespa  fazendo dela um alvo a abater e ignorando todo o peso e importância ambiental que qualquer um dos dois insetos tem no equilibrio da diversidade e até controlo biologico, é no minimo irresponsável, faz lembrar uma noticia que circulou na comunicação social de que "havia tubarões nas praias algarvias" isto dito em pleno agosto, claro que as pessoas assustam-se, alguém que diga que há imensas especies de tubarões nas águas portuguesas e que isso é absolutamente normal e sem fazer disso notícia ou alarmismo fútil e idiota.

Voltando ao tema inicial e socorrendo-me um pouco da Wikipédia, tentando descrever as diferença entre vespas e abelhas diz-nos a wikipedia e sintetizando, que:

"As vespas são insetos pertencentes à ordem dos himenópteros e são responsáveis pela polinização de diversas espécies de plantas. As subordens Apocrita ou Symphyta. As larvas da ordo (ordem) Apocrita são usualmente carnívoras ou parasitóides, enquanto que as da Symphyta são herbívoras.

Vespa
Características
As seguintes características estão presentes na maioria das vespas:
Ninho de vespa

Dois pares de asas (excepção: fêmeas da família Mutillidae, Bradynobaenidae, muitos machos da família Agaonidae, muitas fêmeas da família Ichneumonidae, Braconidae, Tiphiidae, Scelionidae, Rhopalosomatidae, Eupelmidae, e outras famílias)
Um ovipositor ou um ferrão (apenas presente nas fêmeas porque deriva do ovipositor)
Escasso ou nenhuma pilosidade (em contraste com as abelhas). Excepção: Mutillidae
Abelha melifera
 
A maior parte é de vida terrestre, havendo um conjunto de vespas parasitóides de vida aquática da familia Chalcidoidea entre as quais pertencentes à família Trichogrammatidae, Mymaridae e Eulophidae que parasitam coleópteros da família Dytiscidae, Hygrobiidae entre outros.
Predadores ou parasitas, maioritariamente de outros insetos; algumas espécies de Pompilidae, especializaram-se em utilizar aranhas.
Controle Biológico
As vespas são extremamente importantes no controle biológico uma vez que quase todos os insectos considerados como praga têm uma vespa como predador natural. A estrutura do ninho lembra o das abelhas formado por células hexagonais. A rainha do grupo vive no centro da construção."

Apialentejo

Sem comentários:

Enviar um comentário