15 dias passados e com um segundo desastre pelo meio, as abelhas desta minicolónia continuam a dar mostras de querer vencer as dificuldades.
A chuva chegou finalmente, tem chovido nos ùltimos 4 dias e não tenho podido fazer visitas regulares para poder controlar o que vai acontecendo.
Desta vez foi a curiosidade de alguém que pensou que dentro daquela caixa estaria talvez um pote com barras de ouro, então abriram o núcleo onde está instalada a colónia e provávelmente ao verem que eram abelhas ou por terem sido atacados por elas, deixaram-no aberto ao frio e á chuva; Não sei quantos dias terá estado aberto. Desde a passada terça feira que lá não ía.
Encontramos as abelhas todas juntas, cheias de fome e de frio, penso que o pouco mel que exista terá sido levado pela chuva e o restante consumido para tentarem manter a temperatura que na altura da visita estava abaixo de 15º.
Começaram a nascer as primeiras abelhas.
Adicionamos mais xarope de açúcar pois o que existia era apenas água da chuva.
Infelizmente à cada vez mais gente interessada em besbilhotar a propriedade alheia! Se foram ferrados, é bem feita. Só se perderam as infortunadas abelhas. Ainda por cima deixaram-nas à intemperie, coitadas.
ResponderEliminarJá reparou se das larvas mais recentes, as abelhas conseguiram criar algum alveolo real?
Estou curioso com o desenrolar desta mini colonia!
Espero que tenham conseguido criar e que se tenham safado com a chuva que pelos vistos por aí caiu.
Um Abraço.
Infelizmente é assim, eu também espero que as abelhas tenham tratado da bisbilhotisse como era merecido ...
ResponderEliminarQuanto aos alveolos reais, não conseguiram criar nenhum, est´´a ccompletamente fora de causa essa possibilidade
vai ser introduzida uma mestra um destes dias.
A chuva, que foi bastante, fez algum estrago, felizmente a temperatura não foi muito baixa nos últimos dias e elas sobreviveram sobretudo ás noites
Cumprimentos