terça-feira, 27 de março de 2012

Brincando com abelhas .. Cap VI

Continuação ...

Dez dias passados sobre o início desta experiência e na tentativa de descrever o melhor possível o que se passa, temos então que não há nenhuma realeira nem possibilidades que alguma possa a vir ser construída se não existir nenhuma mudança radical na situação.

Esta colónia está irremediavelmente condenada á extinção!

A evolução desta situação vai passar pelo aparecimento de abelhas "poedeiras" que são apenas abelhas obreiras que pela ausência de mestra e numa tentativa desesperada de sobrevivência da colónia, vão desenvolver os ovários e iniciar postura de ovos, coisa que em condições normais não existe. Como estas abelhas não são nem nunca serão fecundadas, apenas podem depositar ovos inférteis, e por consquência disso apenas podem criar zangãos. Por isto se designa uma colmeia de zanganeira pois num estado avançado desta condição vão apenas restar zangões na colónia, como não poduzem, a colónia, irremediávelmente, desaparece. Esta condição vai demorar ainda alguns dias para poder aparecer, logo ainda irei a tempo de intervir e a intervenção e porque são visiveis algumas abelhas parasitadas com varroa, e para poder interromper este ciclo vai ser introduzida nesta colónia uma nova mestra já nascida. Evito com isso a repetição de um facto que já sucedeu que foi a falha de criação de uma nova mestra, quando em teoria o mesmo poderia ter sido conseguido, provávelmente a falha atribui-se ás condições meteorológicas adversas que se têm feito sentir, e porque como se sabe, a varroa reproduz-se na criação, logo, a oferta de nova criação ía criar condições propícias á evolução da varroa, coisa que na presente situação é inviabilizada pois não existe criação aberta que possam já contaminar.

Vou esperar pelo nacimento de toda a criação para intervir na resolução do problema da varroa com condições ótimas para o sucesso ou seja a falta de criação em fase larvar.

Hoje não há fotos pois também para além da estratégia que vou seguir pouco mais há a assinalar no entanto e por mero acaso fotografei uma abelha, estou convencido que é uma abelha, de dimensão muito reduzida e que se deliciava num banho de pólen na flor de uma esteva.

Se alguém a conseguir, ou souber identificar, eu pelo menos agradeço.

Pormenor da cabeça

Vista laterar
Completamente cheia de pólen
Outra vista lateral
Vista do abdómen
Abelha apis para termos de comparação de dimensão


Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário