domingo, 25 de março de 2012

Brincando com abelhas .. Cap V

Continuação ...

Faz hoje 8 dias que esta experiência começou. Não foi possível nos últimos dois dias fazer nenhuma observação pois o tempo não o permitiu, frio e sobretudo muito vento, colocariam em perigo toda a colónia, no entanto o desastre aconteceu, o vento deitou abaixo o núcleo que embora tendo muito peso em cima já tentando precaver estas ocorrências não foi no entanto suficiente. Este material, o chamado roofmate, para além do facto de ser barato, muito fácil de trabalhar e bom isolador térmico não tem mais vantagem nenhuma e tem vários inconvenientes, a falta de peso, o não se poder "esterilisar" pela chama pois não pode apanhar calor e a sua exposição ao sol, vento e chuva também lhe reduz bastante a vida pois começa a desfazer-se em pó, fica o aviso!

No meio do azar do acidente sofrido houve alguma sorte, pois o quadro tombou em cima do pacote do sumo usado como alimentador interno e isso permitiu ás abelhas ficarem com espaço para poderem de imediato começar a tentar resolver o problema.


Fazendo um ponto da situação; A realeira que existia na parte da frente do favo penso que terá sido destruida, pois a mesma desapareceu e não parece ter sido a queda pois o aspeto era de ter sido destruida.

A realeira na parte traseira não tem sinais de ter avançado, parece estar vazia, foi colada á cera antiga, embora não podendo observá-la em pormenor, diria que está vazia. Não foi visivel mais nenhuma embora tenha sido movida alguma cera antiga para melhor poder observar tudo.


O quadro deixou de estar assente no fundo foi suspenso tentado dar-lhe um ambiente mais próximo da realidade

É sabido que as abelhas em alturas de crise expulsão os zangãos da colónia, no entanto aqui e perante todas as dificuldade de sobrevivência encontradas estas abelhas continuam a conviver pacificamente com talvez uma duzia de zangãos que por lá andam.

Outra observação e esta mais grave, foi o ter observado abelhas com varroas, foram observadas 4 ou 5 com o ácaro.

Continuam a demonstrar um comportamento bastante calmo, bom movimento de entrada e saída de abelhas, embora tenha sido observado que pouco pólen está a entrar na colónia, talvez porque já não existe criação aberta, ou pelo menos se existir será nesta altura muito pouco.

Nesta altura é óbvio que já não existe possibilidade nenhuma de tentarem criar uma nova mestra, pois já não existem larvas viáveis.

Fica a questão porque não conseguiram fazer uma nova mestra apesar de duas realeiras feitas ?, penso que terá sido sobretudo o frio da noite que terá morto a criação mais propícia a esse passo e elas ficaram sem nada para poder contornar o problema.

Chega a altura de tomar decisões e de dar uma ajuda, vou tentar resolver o problema do aparecimento de varroa através do açucar em pó, ou seja vou borrifá-las com açucar em pó na expetativa de entrarem num frenesim de limpeza e se livrarem das varroas.

Estou indeciso entre fornecer mais criação para lhes dar possibilidades de tentarem puxar uma mestra ou introduzir uma mestra virgem nos próximos dias.

O clima continua a não ajudar pois continua a não haver floração ou seja, chuva?!, cairam umas gotas de chuva barrenta que a única coisa que fez foi sujar tudo, acho que nem o pó assentou.

Foi fornecido mais alimento, mel e xarope de açúcar.


Continua ...

Sem comentários:

Enviar um comentário