quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Óleos essenciais - conclusão


Os óleos essenciais que foram testados até hoje são vários, sendo que os mais comuns e talvez os que melhores resultados têm apresentado são o wintergreen, o óleo da árvore do chá, o patchouli, o lemongrass, o sprearment, timol, entre outros.
As dosagens são variáveis de produto para produto, além de que podem ser usados em combinação vários destes produtos

A estratégia de aplicação mais comum é através da alimentação suplementar, sólida ou liquida.
Partindo do princípio que pretendemos administrar o produto através de alimentação líquida, o vulgar xarope de açúcar então faz-se o xarope na proporção de 1 para 1, ou seja 1kg de açúcar, 1 Lt de água, eventualmente pode ser usada água engarrafada para evitar os desinfetantes adicionados à água para consumo humano. O açúcar é dissolvido na água, não é necessário aquecer a água pois em água quente estes óleos tendem a evaporar, e deve adicionar umas gotas de sumo de limão ou vinagre para que a mistura não azede.

Posto isto e de acordo com o produto que pretender usar as dosagens serão variáveis
Por exemplo pode usar 2cc de wintergreem para 1kg de açúcar, ou 1cc de wintergreen mais 1cc patchouli.

Dado que os óleos não se misturam facilmente com a agua é necessário fazer uma emulsão, deve retirar uma quantidade de xarope 1dl ou 2 dl, usar por exemplo a tradicional “varinha mágica” e adicionar o ou os óleos a essa quantidade de água e bater até que obtenha uma mistura leitosa e homogénea, quando conseguido deve juntar o resto do xarope e tornar a homogeneizar.
A homogeneização é mais fácil e rápida se por exemplo for usado para mel e os óleos forem previamente misturados ao mel, apenas e de acordo com a forma como for alimentar pode estar a despoletar a pilhagem.

Se usar mel deve ferve-lo de forma a ser esterilizado de alguma potencial doença de abelhas que o mesmo contenha.

Sem comentários:

Enviar um comentário