quinta-feira, 22 de março de 2012

Brincando com abelhas .. Cap IV

Continuação ..

120 horas passadas desde o inicio desta experiência, temos que já são visiveis as primeiras reservas dé pólen e de mel armazenadas no favo.


O alimento deixado inicialmente foi todo consumido, foi adicionado mais xarope de açúcar.

A realeira continua a ser visitada pelas abelhas como se estivessem a alimentar uma larva mas continua vazia, no entanto e novidade das novidades construiram uma outra realeira na parte traseira do favo, infelizmente não é pela sua posição possível de observar o seu conteúdo.



As abelhas começam a trabalhar em bom ritmo, quero com isto dizer que o movimento na entrada do núcleo começa a ser quase uma constante.


Embora começando a haver muito pólen disponível para colheita, nas abelhas observadas hoje eram poucas as que transportavam pólen.

Continua ..

2 comentários:

  1. Boas,

    Lamentavelmente, não me parece um futuro rizonho e promissor!
    As razões para a minha frase, está no facto de, como disse, as realeiras encontram-se vazias e as larvas que havia acabaram por morrer e ser retiradas dos alveolos. Sem ovos ou larvas muito jovens, as abelhas não irão conseguir criar nova mestra. O que vai acontecer, é que uma (ou varias delas)irão desenvolver o seu ovário e iniciar postura mas de zangãos.

    Dada a situação, seria de ponderar a retirada de um quadros de outro enxame, onde contivesse alguma criação celada e ovos ou larvas jovens (estes ultimos essenciais para o sussesso da criação da nova rainha e algumas abelhas jovens aderentes ao quadro, para que possam ajudar a aquecer a criação e alimentar a criação e a futura rainha.

    ResponderEliminar
  2. Concordo consigo quando diz que o futuro pode estar comprometido, no entanto elas estão a conseguir contornar e resolver os multiplos problemas que têm encontrado.

    As larvas que haviam e ainda exitem, não morreram todas, apenas morreram as mais próximas da entrada, eventualmente por frio e por haver também poucas abelhas para aquecer a criação.

    Ainda exitem algumas larvas viáveis para fazerem uma nova mestra.

    Não me é possivel, ou não foi, verificar se na parte traseira do favo, existem larvas, pois para aceder lá vou ter de cortar a cera original colocada no quadro e que com o tempo acabou por ser regeitada pelas abelhas.

    Não vou por enquanto fornecer nem nenhuma mestra ou ovos porque como já disse, é mesmo uma experiência e não quero "falsear" os resultados.


    Obrigado pelo comentário

    ResponderEliminar